Pegando carona com o Príncipe e a plebéia...
Certos contos de fadas me irritam profundamente...
A Branca de Neve, por exemplo, é totalmente ingênua. Eu sei que as princesas são supostamente puras e desprovidas de qualquer pensamento com segundas intenções, mas vamos combinar: ela nem desconfia de uma velha macabra oferecendo uma maçã! Helloooo, ela nem estava vendendo, estava oferecendo (sempre que algo vem de graça ou fácil demais nesta vida, desconfie).
A Bela Adormecida é outra que eu simplesmente não entendo. Ela vê uma roca e o primeiro impulso dela é espetar o dedo? Que tipo de pessoas em sua sã consciência pensaria nisso? E o castigo dela é ficar séculos dormindo, grande punição- eu conheço quem ache isso uma maravilha.
A Cinderela aceita que a madrasta a explore e fica lá, esperando a fada madrinha... E o pior de tudo é que o príncipe sempre surge no fim da história para consertar o que deu errado. Agora, onde ele estava quando as madrastras faziam as perversidades? Eles surgem do nada e levam todo o crédito por um mísero beijinho. Desde quando ser beijoqueiro é uma virtude?
Eu sei, eu estou exagerando um pouco na análise, mas o x da questão é: os contos passam para as meninas a ilusão de que se consegue algo apenas esperando ajuda alheia. Para quê viver na tristeza aguardando uma fada madrinha? Sem querer agredí-la, mas você nunca sabe se ela virá mesmo ou se será atropelada pela carruagem/abóbora. Você quer "um feliz para sempre"?
Então lute por isso.




Tens toda a razão u.u! Apoiado!
ResponderExcluir